Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

148 árvores serão retiradas para obras viárias na Aerolândia

A retirada de 148 árvores no entorno do cruzamento das avenidas Murilo Borges e Raul Barbosa, na Aerolândia, está autorizada desde o início de julho. A etapa é parte das obras de duplicação da Ponte do Lagamar e futura construção de rotatória e viadutos na região. Apesar de a autorização existir, os tapumes colocados à frente das árvores chamaram a atenção. Ao Movimento Pró-Árvore chegou, inclusive, denúncia de que a retirada seria durante a madrugada, hoje. 
A autorização para a remoção das árvores foi confirmada pela titular da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Águeda Muniz. Árvores dos canteiros centrais e das laterais do cruzamento devem ser cortadas da área, que fica próxima ao rio Cocó.

O licenciamento da obra foi concedido em 2013 e renovado neste ano, e a região passou por Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIA/RIMA), garante Águeda. Segundo explica, serão repostas 726 árvores na mesma área.

Ela informa que foram feitos planos de manejo da fauna e da flora da área, além de debate em audiência pública sobre as intervenções. Ainda de acordo com a secretária, o processo feito pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) será supervisionado pela Seuma, com acompanhamento de biólogo e veterinário.

Para Leonardo Jales, integrante do Pró-Árvore, permanece o questionamento sobre a realização do estudos de impacto ambiental e o acesso à documentação oficial. Ele acusa a intervenção de ser mais um encolhimento “pelas beiradas” do Parque do Cocó sem a consulta à sociedade ou ampla participação popular nas intervenções da Cidade.
Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário