Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

A ética profissional e seu código – Por Napoleão Ferreira



Texto de Napoleão Ferreira, integrante do Conselho Superior e Diretor de Politica Profissional do IAB  Ceará, além de coordenador da Comissão de Ética e Disciplina do CAU BR. O texto foi publicado na pagina do CAU/PI, onde Napoleão faz palestra, hoje,às 19h sobre  Reserva Técnica e o Exercício Ilegal da Profissão.

A ética profissional e seu código
O nosso código de ética tem uma razão de existir. A sua existência não se explica apenas pela obrigatoriedade legal. Há uma história, repleta de circunstâncias que explica a origem do código e da própria lei que regulamenta a profissão.
Ao contrário de interpretações lendárias, que entendem ser a regulamentação profissional resultado da vontade dos próprios arquitetos e de suas lideranças. A nossa lei e o nosso código se estabeleceram em um contexto de reorganização nacional condicionado por uma hierarquia entre nações, na qual o Brasil assume proeminentes responsabilidades. Os arquitetos brasileiros precisaram, neste novo contexto, de um grau maior de ordenamento da profissão. Ordenamento compatível com interlocução internacional.
O alcance da lei e de nossa organização profissional depende pois de uma certa consciência coletiva . Consciência racional e responsável, que por delegação pública , constrói o nosso sistema de autogestão profissional .
Este sistema por sua vez deve estabelecer parâmetros éticos para o exercício da profissão .
Mas enfim o que seria uma ética profissional ? Esta pergunta nos remete a distinguirmos a ética, proceder racional com base em reflexões filosóficas sobre as consequências das ações humanas e a moral , conjunto de regras sociais valorativas , expressas em normas e tradições.
Deste modo , a moral será sempre aquela que beneficia o grupo dominante em qualquer sociedade . Dominante nem sempre quer dizer maioria.
O Apartheid sul-africano era moralmente aceito, naquele país quando ainda tinha força de lei . Um movimento social típico em torno da moral é o moralismo. O moralismo aponta o dedo para suas vítimas, os de comportamento desviante de seus valores. O moralismo acusa , estigmatiza, promove a censura pública. O moralismo sem dúvida é coercitivo e autoritário.
Há muita confusão sobre uma suposta identidade entre o que é moral e o que é justo.
Ao contrário da função repressora da moral vigente , a ética trata do proceder no sentido racional do que esta palavra encerra. O proceder como conjunto de procedimentos adequados à eficácia das ações, no nosso caso, ações profissionais. A ética exige o debate livre de suas proposições. A discussão permanente sobre a validade de seus pressupostos.
Portanto a conduta ética não pode estar centrada no indivíduo . Ela é sempre decorrência de uma reflexão coletiva sobre os resultados, até a última instância , das ações de uma coletividade.
Desta forma não se pode confundir censura moral com julgamento ético .
O procedimento ético deve ser julgado conforme sua adequação ao desenvolvimento social ; o que em nosso caso refere-se ao aprimoramento da profissão . Assim para um arquiteto, a conduta prescrita no código é tão importante para sua eficiência quanto outros manuais que tratem do aprimoramento da técnica.
Então, a pergunta a se fazer sobre uma norma da ética profissional é a seguinte : em que esta norma ética contribui para melhorar o desempenho da profissão ?
Compreende-se desta forma o sentido substantivo do Código de Ética Profissional. Entendido em sua dinâmica histórica.
A ética profissional não requer uma atitude de convicção cega sobre as consequências do julgamento. A ética profissional exige uma atitude de responsabilidade sobre os destinos da comunidade profissional. Destino, livre da censura moral e consciente de nossa contribuição necessária para o desenvolvimento sustentável e a sobrevivência da humanidade.
_________________________________________________________________________________________
*Arquiteto e Urbanista, é coordenador da Comissão de Ética e Disciplina do Conselheiro de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e conselheiro federal do CAU/BR, representando o Ceará.
O texto foi publicado originalmente publicado no CAU/CE
Fonte: CAU/ PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário