Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Árvores serão replantadas na Aerolândia, mas remoção gera críticas



Com mais uma obra sendo realizada nas imediações do Parque do Cocó, no cruzamento entre as avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges, na Aerolândia, a Prefeitura de Fortaleza confirma que 148 árvores serão retiradas do local para viabilizar a construção de um viaduto e uma rotatória. O número é superior ao da obra de construção dos viadutos das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales, em 2013, quando foram removidas cerca de 90 árvores. 
A Prefeitura argumenta que, na Aerolândia, será realizado o replantio e que haverá menos emissão de carbono após a obra. Contudo, a remoção das árvores, parte das obras, já iniciadas com duplicação da ponte do Canal do Lagamar, já gera críticas.

Na manhã de ontem, ativistas ambientais estiveram na área e questionaram a legalidade da intervenção. “Até quando nós vamos ficar aceitando essas ‘pequenas destruições’ em prol de uma construção que ‘eles’ dizem que é ‘progresso’?”, questionou o pedreiro e ativista Swell Silva, 38, enquanto apontava algumas das demarcações que transpõem a poligonal de delimitação do parque.

Além disso, embora a Prefeitura garanta que plantará outras 726 árvores no paisagismo da própria rotatória, Swell comentou que “essa compensação não passa de uma justificativa para iludir as pessoas que não concordam diretamente com a obra”. “Fortaleza vive uma lógica predatória e falsamente compensatória, porque, quando você desmata, não é só uma conta aritmética. Impacta todo o ecossistema”, acrescentou o vereador João Alfredo (Psol).

Autorização
Lembrando o impasse com o Executivo entre 2013 e 2014, período em que foram erguidos os viadutos do Cocó, João Alfredo criticou a interferência, relacionando a atitude da Prefeitura ao fato de que o Parque do Cocó seguir sem ser uma área regulamentada. 

Ainda segundo o parlamentar, o Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIA/Rima) apresentado pela Prefeitura diria respeito ao conjunto de obras de mobilidade aprovado para o Programa de Transporte Urbano de Fortaleza com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/FOR). “Mas cada uma dessas obras tem que ter o seu EIA/Rima”, pontuou, dizendo que vai recorrer aos Ministérios Públicos Estadual (MPCE) e Federal (MPF).

Em nota, a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) informou que a licença prévia de instalação do equipamento viário foi emitida em 28 de novembro de 2011 e que a licença de instalação, emitida em 22 de março de 2013, foi renovada em junho de 2015. “O benefício ambiental pode ser aferido em menos carbono produzido pelos veículos parados no cruzamento”, diz o texto do órgão.

Frase
ATÉ QUANDO NÓS VAMOS FICAR ACEITANDO ESSAS ‘PEQUENAS DESTRUIÇÕES’ EM PROL DE UMA CONSTRUÇÃO QUE ‘ELES’ DIZEM QUE É ‘PROGRESSO’?”

Swell Silva, pedreiro e ativista

Saiba mais


Protesto
Na manhã de ontem, alguns ativistas e integrantes do movimento Pró-Árvore foram ao Parque do Cocó em protesto contra a retirada das 148 árvores.

Obra
De acordo com a Seuma, as obras do viaduto e da rotatória no cruzamento entre as avenidas Murilo Borges e Raul Barbosa incluem serviços de drenagem, terraplanagem, pavimentação, urbanização, paisagismo e outros.

Autorização
O órgão informou, ainda, que a autorização para a retirada das árvores foi concedida à Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e condicionada à supervisão de veterinário, biólogo e engenheiro agrônomo.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário