Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Trecho de viaduto Padre Cícero deve ser concluído até o fim do ano




Com seis anos de obra, o viaduto sobre os trilhos da Linha Sul do metrô será liberado em parte. A área central do equipamento ainda não poderá ser usada porque não há ligação com o novo trecho da rua José Jatahy

O viaduto Padre Cícero, no bairro Rodolfo Teófilo, terá um trecho disponível para o tráfego até o fim deste ano, conforme previsto pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). A liberação ocorrerá na alça elevada que liga a avenida José Bastos à rua Padre Cícero, sobre os trilhos do metrô. 
Iniciada em 2009, a construção do viaduto deveria terminar em junho do ano passado, após sucessivas interrupções e readequação de prazos. Porém, falta de verba e problemas com remoções atrapalharam os serviços, de acordo com a Metrofor. Cerca de 160 casas deveriam ser retiradas para que o trabalho prosseguisse. Alguns moradores não entraram em acordo com a companhia e acionaram a Justiça contra a obra. Ao todo, 89 processos foram movidos individualmente até o fim de 2013.

Em setembro de 2014, o Ministério Público Estadual (MPCE) ajuizou ação civil pública solicitando o término da obra e pagamento de indenização por danos morais coletivos. O pedido ainda aguarda decisão da 7ª Vara da Fazenda Pública.

“Na nossa visão, houve uma ineficiência injustificada ao longo da obra. Se não tinha verba ou organização, não deveriam ter começado o serviço”, considera o promotor de Justiça Romério Landim, ligado ao Núcleo de Atuação Especial de Controle, Fiscalização e Acompanhamento de Políticas do Trânsito (Naetran), do MPCE.

Enquanto os serviços não terminam, motoristas e moradores convivem com o trânsito complicado e outros transtornos na região. “O trabalho aqui ficou difícil. É muita poeira e o comércio parou”, reclama o técnico em mecânica Francisco Olavo de Araújo, 43.

E, mesmo com a liberação de uma das alças, os transtornos devem continuar. Isso porque os trabalhos permanecem para ligar o novo trecho da rua José Jatahy à estrutura central do viaduto. (colaborou Igor Cavalcante/Especial para O POVO)
Saiba mais

Acesso.
O trecho do viaduto que será liberado escoa o fluxo entre a avenida José Bastos e a rua Padre Cícero. Pela alça, os carros que trafegam na José Bastos (sentido Interior-Centro) e desejam passar para a Padre Cícero (em direção à avenida Eduardo Girão) poderão convergir à direita.

Estações do metrô.
A estação Juscelino Kubitscheck, entre a rua João Nepomuceno e a avenida João Pessoa, também deve ser concluída até o fim do ano, segundo a Metrofor. A estação Padre Cícero, ao lado do viaduto, também passa por obras, mas não tem data para término. A companhia aguarda, na Justiça, decisão sobre remoção de casas.
Números.

Todo o projeto do viaduto Padre Cícero está com índice de execução em 65,03%, conforme a Metrofor. O custo é de R$ 19.934.274,21. Já as duas estações restantes da Linha Sul estão com 65,77% de conclusão. O orçamento é de R$ 21.103.573,65.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário