Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Ocupação do Centro: Arquitetos criticam postura da Prefeitura


A Prefeitura continua a pintar novos espaços e a padronizar quiosques para os camelôs do Centro, postura criticada por arquitetos. Em julho, em entrevista à rádio O POVO/CBN, o secretário do Centro, Ricardo Sales, disse que a medida seria um paliativo. Segundo ele, a solução era a construção de shopping popular.
“O que me chateia é que a postura da Prefeitura em relação ao comércio ambulante deveria ser completamente diferente. Deveria ser de planejamento adequado. Não é para ficar pintando o chão. Eles estão legitimando a ilegalidade”, critica Romeu Duarte, chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC.
Para ele, espaços privados deveriam ter sido feitos há muito tempo. “Estamos em final de ano, a quantidade de feirantes aumenta e estamos perto das eleições para prefeito. Entendo a pressão das eleições. Agora, permitir essa ocupação é um crime”, diz.
Odilo Almeida, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE), acrescenta que a rua José Avelino, tombada desde 2012, tem de ser preservada pelas características originais.
“Tem que ser utilizada, essencialmente, para visitação e turismo. Essa é a fórmula que as cidades de sucesso utilizam para preservar sua identidade histórica e gerar riqueza com o turismo”, diz Odilo, que também acredita em um espaço adequado para a atividade de camelôs.
(Fonte: Jornal O Povo / Beatriz Cavalcante / Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário