Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Os melhores da arquitetura cearense

Na última sexta-feira, dia 21, o IAB-CE anunciou os nomes dos projetos agraciados com o III Prêmio IAB-CE de Arquitetura 2009.

Na categoria Edificação pública/institucional, o projeto vencedor foi o Paço Municipal: restauro, ampliação e requalificação, de autoria dos arquitetos e urbanistas Luciano Guimarães, Domingos Linheiro e Romeu Duarte Jr. A Comissão Julgadora selecionou o projeto por sua sobriedade formal e por trabalhar com a requalificação de área de interesse histórico do município de Fortaleza.

Na categoria intervenção urbana/paisagismo, o agraciado foi o Natal de Luz 2007 - Árvore de Rede, elaborado pelos arquitetos Denise Olinda e Pablyto Leivio. O projeto consiste em uma intervenção urbanística caracterizada pela simplicidade e harmonia, além da valorização de um elemento representativo da cultura nordestina, a rede.

O tereceiro premiado da noite foi o projeto do arquiteto e urbanista Ricardo Henrique Muratori de Meneses, na categoria edificação com fins comercial/industrial/serviços. Trata-se do edifício empresa Nextel, um projeto minimalista, cujo espaço em paralelepipédico é o traço mais significativo do prédio. O uso da cor vermelha dá o destaque necessário às superfícies planas, enquanto a varanda sacada, dentro de uma proposta de cheio e vazio, confere um destaque na volumetria da edificação.

Na categoria residência unifamiliar, o projeto agraciado foi o do escritório Fernandes Atem Arquitetos. O projeto residência Quintas do Lago, localizado no municíoio de Eusébio, foi premiado por apresentar um diálogo com entre a linguagem arquitetônica e os elementos da região. Ele atende, com grande riqueza plástica, aos hábitos de moradia do Ceará sem recorrer à tipologia e materiais tradicionais.

Na categoria edificação residencial multifamiliar, o prêmio ficou para o Condomínio Carmel Atlântico, de autoria do arquiteto e urbanista Mário Wilson Costa Filho. A proposta do projeto é de uma pluralidade de residências unifamiliares que garantem a sua unicidade dentro de um conjunto harmônico. Como destaque, a riqueza volumétrica conseguida a partir de cheios e vazios definidos em uma edificação paralelepipédica.

A arquitetura de interiores teve como representante na premiação o projeto Casa das Dunas, do arquiteto Marcos Vinicius Rocha Novais. O projeto revela o correto arranjo espacial do mobiliário associado à sobriedade de sua concepção. A volumetria dos espaços interiores é valorizada através da decomposição gestáltica de formas tridimensionais.

Na categoria Projeto final de graduação, a agraciada com o prêmio de arquitetura do IAB-CE foi a arquiteta e urbanista Beatriz Magalhães Carneiro, que se graduou pela Universidade de Fortaleza e que teve como professor orientador o arquiteto e urbanista Napoleão Ferreira da Silva Neto. A proposta da recem-graduada prima pela qualidade plástica da volumetria. A adequação da escala ao simbolismo inerente à proposta e a riqueza dos espaços são atributos que conferiram destaque à proposta vencedora.

Diante da qualidade dos trabalhos inscritos na categoria projeto final de graduação o júri decidiu atribuir duas menções honrosas aos respectivos projetos: Museu da Resistência, de Nathália Timbó Canamary, que se graduou pela Universidade Federal do Ceará e foi orientada pelo professor Roberto Martins Castelo, e o projeto Centro de Pesquisas Ambientais no Espaço Construído, da estudante Larissa Ribeiro Barbosa, que se graduou pela Universidade de Fortaleza e teve como professor orientador o arquiteto e urbanista Antõnio Martin da Rocha Júnior.

Concorreram à premiação 27 trabalhos, seis desses incluídos na Categoria Projeto Final de Graduação para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, dois na Categoria Edificação Residencial Multifamiliar, quatro na Categoria Residência Unifamiliar, seis na Categoria Edificação com fins: Comercial / Industrial / Serviço, três na Categoria Edificação Pública / Institucional, quatro na Categoria Arquitetura de Interiores e duas na Categoria Intervenção Urbana / Paisagismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário