O IAB-SC — Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Santa Catarina promove um Concurso Nacional de Arquitetura para escolha do anteprojeto para a Biblioteca Pública de Santa Catarina.
O presente Concurso visa a seleção, da melhor solução arquitetônica de readequação e arquitetura de interiores do prédio da Biblioteca Pública de Santa Catarina em Florianópolis-SC com aproximadamente 2.000,00 m2.
As inscrições estão abertas desdo o dia 20 de Novembro de 2009 e se encerrarão às 18h do dia 18 de Dezembro de 2009.
Acesse o Link do Concurso, onde se encontram todas as informações:
www.iab-sc.com.br/concursobpsc
Foram mais três anos de idas e vindas, audiências e disputas, além de 4 anos anteriores de estudos, até que no dia 13 de maio deste ano o Plano Diretor entrou em vigor, só depois de quase 5 meses depois de aprovado, em 23 de Dezembro de 2008, pela Camara Municipal.
ResponderExcluirO Plano Diretor de Fortaleza permanece no papel. Sete meses depois da publicação no Diário Oficial, somente os novos índices de construção, que orientam o mercado imobiliário, entraram em vigor. Todas as outras mudanças previstas precisam de regulamentões específicas e leis complementares que continuam em discussão e reajuste nos órgãos da Prefeitura. "Tem um retardo no Plano Diretor", reconhece José Meneleu/ Coordenador de Planejamento da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Sepla).
"Os instrumentos urbanísticos precisam de base técnica para funcionar bem", justifica. Uma das dificuldades em institucionalizar esses instrumentos é a descentralização dos estudos. Enquanto a Fundação de Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) prepara a delimitação exata das Zonas de Interesse Social definidas pelo PD, a Secretaria de Infraestrutura elabora o novo Sistema Viário e a Sepla revisa o território das Zonas Especiais de Preservação do Patrimônio. "O pensamento urbanístico fragmentado dificulta a articulação interna. Temos que resolver isso o mais rápido possível sob pena de atrasar mais os processos", afirma Meneleu, referindo-se ao futuro Instituto de Planejamento Municipal (Iplam). Com sorte, o Iplam será instituído por lei no primeiro semestre do ano que vem. Meneleu prevê ainda um concurso público para formar o corpo técnico. Outro processo complicado e demorado.
Comentário: quando um gestor coloca a gestão da cidade nas mãos da sorte, a fica embaralhada. E qual a posição da Diretoria do IAB/ CE sobre isto é a nossa indagação?
Os trabalhos de revisão do Plano Diretor Municipal se iniciram em 2002. Foram originalmente desenvolvidos com a participação de professores da UFC, notadamente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo através do Projeto LEGFOR.
ResponderExcluirA partir de 2005, eles foram sumariamente engavetados pela SEPLA e posteriormente retomados em 2006. Entre 2006 e 2008, tudo foi refeito e finalmente aprovado em 23 de Dezembro de 2008.