Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

domingo, 13 de dezembro de 2009

Concurso Biblioteca de Santa Catarina

O IAB-SC — Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Santa Catarina promove um Concurso Nacional de Arquitetura para escolha do anteprojeto para a Biblioteca Pública de Santa Catarina.

O presente Concurso visa a seleção, da melhor solução arquitetônica de readequação e arquitetura de interiores do prédio da Biblioteca Pública de Santa Catarina em Florianópolis-SC com aproximadamente 2.000,00 m2.

As inscrições estão abertas desdo o dia 20 de Novembro de 2009 e se encerrarão às 18h do dia 18 de Dezembro de 2009.

Acesse o Link do Concurso, onde se encontram todas as informações:

www.iab-sc.com.br/concursobpsc

2 comentários:

  1. Foram mais três anos de idas e vindas, audiências e disputas, além de 4 anos anteriores de estudos, até que no dia 13 de maio deste ano o Plano Diretor entrou em vigor, só depois de quase 5 meses depois de aprovado, em 23 de Dezembro de 2008, pela Camara Municipal.

    O Plano Diretor de Fortaleza permanece no papel. Sete meses depois da publicação no Diário Oficial, somente os novos índices de construção, que orientam o mercado imobiliário, entraram em vigor. Todas as outras mudanças previstas precisam de regulamentões específicas e leis complementares que continuam em discussão e reajuste nos órgãos da Prefeitura. "Tem um retardo no Plano Diretor", reconhece José Meneleu/ Coordenador de Planejamento da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Sepla).

    "Os instrumentos urbanísticos precisam de base técnica para funcionar bem", justifica. Uma das dificuldades em institucionalizar esses instrumentos é a descentralização dos estudos. Enquanto a Fundação de Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) prepara a delimitação exata das Zonas de Interesse Social definidas pelo PD, a Secretaria de Infraestrutura elabora o novo Sistema Viário e a Sepla revisa o território das Zonas Especiais de Preservação do Patrimônio. "O pensamento urbanístico fragmentado dificulta a articulação interna. Temos que resolver isso o mais rápido possível sob pena de atrasar mais os processos", afirma Meneleu, referindo-se ao futuro Instituto de Planejamento Municipal (Iplam). Com sorte, o Iplam será instituído por lei no primeiro semestre do ano que vem. Meneleu prevê ainda um concurso público para formar o corpo técnico. Outro processo complicado e demorado.

    Comentário: quando um gestor coloca a gestão da cidade nas mãos da sorte, a fica embaralhada. E qual a posição da Diretoria do IAB/ CE sobre isto é a nossa indagação?

    ResponderExcluir
  2. Os trabalhos de revisão do Plano Diretor Municipal se iniciram em 2002. Foram originalmente desenvolvidos com a participação de professores da UFC, notadamente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo através do Projeto LEGFOR.

    A partir de 2005, eles foram sumariamente engavetados pela SEPLA e posteriormente retomados em 2006. Entre 2006 e 2008, tudo foi refeito e finalmente aprovado em 23 de Dezembro de 2008.

    ResponderExcluir