Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Porto do Mucuripe contrata LABOMAR/ UFC para monitoramento da dragagem

O convênio de monitoramento ambiental da obra de dragagem do Porto do Mucuripe, no valor de R$ 1,4 milhão, foi assinado, na noite de ontem, no Terminal de Passageiros do referido porto. A parceria foi firmada pela Companhia Docas do Ceará (CDC), Secretaria Especial de Portos (SEP) e Universidade Federal do Ceará (UFC), e visa realizar estudos sobre os possíveis impactos ambientais que poderão ocorrer em virtude da retirada de aproximadamente seis milhões de metros cúbicos de areia do fundo do mar.

A dragagem será realizada para melhorar a capacidade de atracação de embarcações de grande porte. A nova profundidade da faixa do Cais, canal de entrada e bacia para manobras dos navios será de 14 metros.Segundo o presidente da CDC, Sérgio Novais, o monitoramento ambiental é uma ação pré-dragagem necessária para averiguar a situação marítima antes, durante e depois da obra. "É importante termos fechado essa parceria com a UFC. Confiamos na coletividade científica cearense", disse Novais.

A UFC participará dos estudos através dos trabalhos do LABOMAR. De acordo com o Vice-Reitor Henry Campos, a parceria de quatro anos vem em um momento oportuno."Acabamos de criar o curso de Ciências Ambientais. É de alta relevância que nossos alunos e professores possam protagonizar a reestruturação de um equipamento tão importante para a cidade e, ao mesmo tempo, cuidem do meio-ambiente", justificou Campos.

Fonte: Cadernos Negócios/ Diário de Nordeste.

Comentário da postagem: Enquantos isto, na questão do Estaleiro PROMAR, o Governo do Estado do Ceará e a ADECE/ Agencia de Desenvolvimento do Ceará, continuam insistindo que estudos ambientais de 20 anos atrás ainda tem validade plena, sendo desnecessárias novas pesquisas e abordagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário