Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

domingo, 7 de março de 2010

Digna homenagem a José Armando Farias


Por Ana Luiza Chaves

Na quinta-feira, 04 de março, eu e minha família assistimos à cerimônia de posse da nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil-Departamento Ceará, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza-CDL. Fomos convidados em função da homenagem aos ex-presidentes, dentre eles, ou melhor, o primeiro deles, meu pai, Arquiteto José Armando Farias, quem, juntamente com outros arquitetos pioneiros do Ceará, idealizou e criou o IAB-CE, no ano de 1957, estando à frente por mais uma gestão na década de sessenta. Autor de diversos projetos, dentre eles o prédio do DAER, na rua Assunção, o Edifício General Tibúrcio, no Centro, a 2ª sede do Clube dos Diários, na Beira-mar, dentre outros.

Vi a foto e o nome de meu pai projetados no telão e ouvi as palavras dos oradores, dando ênfase ao feito histórico de meu pai e eu, fazendo a leitura de tudo isso, saudosamente, me transportei a felizes momentos que passei em sua breve companhia, momentos que jamais sairão da minha memória.

Muito cedo foi ter com o Pai, quem sabe os céus o requisitaram para um projeto de recriação e revitalização de espaço, dentro de uma arquitetura visionária e arrojada... Na certa, pois isso ele fazia com muita propriedade e era incisivo na questão da coerência, da harmonia, da integração do projeto, chegando ao ponto de rejeitar trabalhos em função das discrepâncias conjunturais exigidas às vezes pelos seus proprietários.

A família, os arquitetos e colegas de trabalho, os alunos da UFC e a sociedade como um todo privaram-se da sua companhia e do seu profissionalismo, no entanto, temos a certeza que existiu um motivo de força maior que transcende a nossa compreensão e a nossa existência.

Justa homenagem a quem também contribuiu não só para a implantação e disseminação da profissão no Estado do Ceará, mas também para a instituição do Curso de Arquitetura na Universidade Federal do Ceará-UFC. Parabéns a ele que criou esse contexto e o deixou para as gerações vindouras de arquitetos!

Fico grata ao IAB-CE pela homenagem que dedicou ao meu pai, culminando com a entrega de placa comemorativa, cujo recebimento se fez pela minha sobrinha e afilhada Arquiteta Ana Maria de Almeida Farias, graduada pela Unifor, iniciante na profissão, a quem desejo todo o sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário