Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Palestrante no 19º CBA: Marcelo Ferraz


Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1978. É sócio do escritório Brasil Arquitetura, juntamente com Francisco Fanucci, onde tem realizado vários projetos com premiações no Brasil e exterior. Dentre eles destacam-se: o ‘Bairro Amarelo’, em Berlim, Alemanha, a ‘Villa Isabella’, em Hanko, Finlândia, o ‘Teatro Polytheama de Jundiaí’, o ‘Museu da Imigração Japonesa’, em Registro, SP, o ‘Museu Afro Brasil’, em São Paulo, o ‘Museu Rodin Bahia’, em Salvador e o ‘Museu do Pão’, em Ilópolis, RS.


É também sócio fundador da ‘Marcenaria Baraúna’, onde desenvolve projetos de mobiliário, desde 1986.Foi colaborador de Lina Bo Bardi de 1977 a 1992, tendo participado de todos os seus projetos nesse período, com destaque para o Centro de Lazer SESC Pompéia, em São Paulo e a recuperação do Centro Histórico de Salvador, BA. Foi também colaborador de Oscar Niemeyer em 2002, na construção do ‘Museu Oscar Niemeyer’, de Curitiba.


Dirigiu o Instituto Lina Bo e P. M. Bardi de 1992 a 2001, com inúmeros lançamentos editoriais e exposições de arquitetura, com destaque para a divulgação da obra de Lina Bo Bardi internacionalmente. Dirigiu o ‘Programa Monumenta’, do Ministério da Cultura, para a recuperação das cidades Históricas Brasileiras entre 2003 e 2004. Lecionou na ‘Washington University in Saint Louis’, USA, em 2006, como professor convidado.


É professor da Escola da Cidade, SP. Recentemente venceu o concurso para a construção da ‘Sinagoga Shalom’, em São Paulo, recebeu o Primeiro Prêmio na VII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, com o ‘Museu Rodin’ e recebeu também o Premio ‘Rino Levi’, do Instituto dos Arquitetos de São Paulo, com o ‘Museu do Pão’.Desenvolve atualmente um projeto urbanístico para toda a Cidade Baixa de Salvador, Bahia, o anexo do teatro municipal ‘Praça das Artes’, em São Paulo, o ‘Museu de Igatu’, BA, o ‘Museu Nacional da Cana de Açúcar’, em Pontal, SP, e o ‘Museu do Pampa’, em Jaguarão, RS.


Publicou em 2005 o livro ‘Brasil Arquitetura – Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz’ contendo uma seleção de obras de seu escritório. Apresentou a exposição de projetos selecionados ‘Brasil Arquitetura – A Tradição do Novo’, no Tokyo Art Museum, Japão, em 2008, e no Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo, em 2009. Esta exposição encontra-se atualmente exposta no Museo Andersen, Roma, Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário