Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Inovação em aço: a construção da árvore metálica


Árvore metálica revitaliza sede da Embrapa em Fortaleza

Uma solução bastante diferente foi a adotada pelo escritório cearense ARK Arquitetos para revitalizar a sede administrativa da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – em Fortaleza: uma árvore metálica! A obra foi contemplada com uma menção honrosa no Prêmio ABCEM 2010, revelado na recente edição da Construmetal. Confira a seguir como nasceu a árvore metálica.

Uma árvore para dar vida
Mais do que revitalizar o átrio central da edificação, era necessário reintegrar esta área ao todo do edifício. Dessa forma, optou-se por investir em um espaço de convivência. Partindo da simbologia da árvore, nasceu o conceito. Por analogia, liga-se a árvore como provedora de sombra e aconchego à praça, provedora de conforto e convivência.

O resultado é uma solução que apresenta mínima intervenção na arquitetura original, ou seja, sem descaracterizar o prédio existente. A diferença está apenas em prover vida ao espaço antes inativo: a praça foi modelada com jardins, bancos de madeira e fontes, e apresenta medidas para proporcionar conforto térmico, tudo para criar um espaço de convivência plenamente agradável.

Estrutura
A silhueta da árvore é desenhada a partir de cinco estruturas tubulares alinhadas a partir da ortogonalidade do prédio. Dessas estruturas, ramificam-se outras, secundárias. Mais uma vez o conceito trabalha com a analogia da árvore natural com a metálica: trama metálica, tirantes, cabos e luminárias remetem aos galhos, folhas e frutos.

Na cobertura, as telhas e vidros são dispostos de forma espaçada, seguindo uma linha aerodinâmica. A partir de generosas aberturas, o vento é captado e conduzido ao átrio central do prédio num fluxo de ar constantemente renovado, uma característica fundamental para proporcionar o conforto térmico.

A fim de contribuir com tal conforto térmico, a cobertura intercala vidro e telhas metálicas tipo sanduíche (com uma camada de poliuretano), o que resulta em um ambiente não só climaticamente agradável, como também bem iluminado, já que a combinação entre telhas metálicas e vidro permite o máximo aproveitamento da iluminação natural.

1,2,3 e pronto: a opção pelo aço!
Devido aos fatores de logística, limpeza e rapidez, mais uma vez a estrutura metálica foi a escolha ideal nesta obra. A construção começou em maio de 2009, sendo que em junho foi iniciada a aplicação da estrutura metálica. No mês de agosto a árvore metálica já estava pronta.

A obra foi organizada em três etapas, começando pela execução das fundações de concreto e sistema de drenagem e, ao mesmo tempo, a fabricação das cinco peças metálicas que estruturam a árvore. Na segunda fase, foi realizada a remoção da cobertura existente e fixação das estruturas na base. Por fim, as estruturas de amarração com tirantes e peças metálicas, aplicação de pintura epox, fixação da telha metálica tipo sanduíche e posteriormente dos vidros de alto desempenho térmico constituíram a terceira etapa de construção. As demais fases da obra seguiram com a facilidade de uma reforma simples: aplicação de novos pisos, jardineiras integradas a bancos de madeira, sistema de iluminação, acionamento de fontes d’água e finalização com o paisagismo do novo espaço.

Essa árvore vale ouro!
Não exatamente ouro, mas a árvore metálica garantiu uma menção honrosa aos arquitetos Rendell Torres e Karina Teixeira, da ARK Arquitetos, na edição 2010 do Prêmio ABCEM- categoria Obras de Pequeno Porte. Para Torres, o grande triunfo da obra é o fato de ela ser completa: “requalificamos o espaço principal do prédio – que estava desativado – utilizando conceitos de sustentabilidade e renovação de ar, e a estrutura metálica teve ainda uma característica de escultura, refletindo plenamente a instituição”.

A premiação aconteceu no primeiro dia da Construmetal, 31 de agosto de 2010. “Essa menção honrosa teve um peso maior para nós, pois sabemos do excelente nível dos projetos em estrutura metálica que participam do concurso”, afirmou o arquiteto. A ABCEM contempla apenas os primeiro lugar e uma menção honrosa por categoria.

Confira as fotos da árvore metálica no portal Met@lica


Ficha Técnica:
Arvore Metálica da Sede Administrativa da Embrapa do Ceará.
Área total do projeto:450,00 m²
Quantidade de aço: 5.952,00 kg
Projeto: ARK Arquitetos LTDA - Rendell Torres e Karina Teixeira
Calculo Estrutural: RCM Estruturas Metálicas - Raimundo Calixto
Construtora: Faz Engenharia LTDA
Fornecedores: Belmetal Alumínio, D&M Metalúrgica, Vidraçaria Marinho.
Conclusão da Obra: Agosto de 2009

Fonte:
Portal Met@lica
Imagens: ARK Arquitetos

Um comentário:

  1. Olá, boa tarde. Gostaria de obter recomendação com empresas que distribuem ferro e aço para construção na região de São Paulo capital. Obrigada.

    ResponderExcluir