Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

terça-feira, 29 de março de 2011

Eduardo Souto de Moura é o vencedor do “Nobel da Arquitectura”.

Fontes ligadas ao processo confirmaram ao Construir que o arquitecto português sucede assim a nomes como Oscar Niemeyer, Frank Gehry, Jean Nouvel, Rem Koolhaas ou Álvaro Siza.

De acordo com o portal “Scalae”, o prémio foi atribuído a Souto de Moura pelo seu “rigor e precisão na arquitectura”, assim como pela “sensibilidade” na inserção das obras no seu contexto.

O prémio Pritzker é considerado como o “Óscar” da Arquitectura e este ano vai distinguir o arquitecto português, que já havia sido distinguido em 1998 com o Prémio Pessoa e recebeu o 1.º Prémio da I Bienal Ibero-Americana pela reconversão do Convento de Santa Maria do Bouro em pousada, além do Prémio Secil em 2004.

Souto Moura é autor de obras como o Estádio de Braga ou a Casa das Histórias, o Museu em honra da artista Paula Rego, para citar os mais recentes.

Entre as diversas personalidades que já reagiram a esta distinção está o Presidente da República. Para Cavaco Silva, “Souto de Moura faz parte do grupo de arquitectos que mais têm contribuído para a afirmação da arquitetura portuguesa contemporânea”.

“Quero, por isso, apresentar-lhe, em meu nome pessoal e dos portugueses, sinceros parabéns por esta distinção que tanto honra Portugal”, diz Cavaco Silva.

O ministério da Cultura destaca que “Eduardo Souto de Moura sublinha e homenageia a singularidade da sua intervenção artística [e] a consistência das suas criações. Trata-se de um reconhecimento que se espera venha a contribuir não apenas para inspirar novas gerações de jovens arquitetos, mas também para estimular o interesse de mais concidadãos pela arquitectura portuguesa”.

FONTE: www.construir.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário