Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

sexta-feira, 25 de março de 2011

Legislação urbana é tema de curso do IAB-CE


Compreender a legislação que versa sobre o espaço urbano e sobre o uso do solo. Com esses objetivos, teve início no dia 21 de março o curso Legislação Urbana, promovido pelo IAB-CE. Com duração de três dias, o curso reuniu arquitetos e estudantes de Arquitetura e Urbanismo no auditório do Sindicato das Empresas da Construção Civil (Sinduscon-CE). No primeiro dia, a arquiteta Regina Costa e Silva, que ministrou o curso, fez um passeio pela história dos Planos Diretores de Fortaleza até chegar ao atual, que data de 2009, abordando também as leis que o complementam, como o Código de Obras e Posturas e a Lei de Uso e Ocupação do Solo.

De forma leve e didática, os participantes puderam tirar dúvidas e explorar a aplicação da legislação vigente. “É de fundamental importância saber tudo sobre legislação urbana e a Regina é a pessoa mais indicada para falar sobre isso”, elogiou a arquiteta Waleska Covas. Para a estudante Luana Ferreira Cavalcante, do 7º semestre de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), o curso deverá contribuir para uma melhor familiarização com o conteúdo, o que facilita, segundo espera, a busca pelas informações corretas e necessárias à elaboração e aprovação de projetos.

Conhecer mais sobre a legislação urbana de Fortaleza será importante também para o geógrafo Cleiton Marinho. Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ele explicou que sua pesquisa inclui uma análise das leis urbanas. Para ele, o curso traz esclarecimentos e o ajudará a melhor interpretar a legislação.

Um comentário:

  1. Um curso altamente necessário para todos os profissionais da Construção Civil. É primordial que antes de projetarmos qualquer coisa, estejamos a par da Legislação Urbana local, assim erros arbitrários aconteceram mais raramente.
    Parabéns Regina, um curso maravilhoso e esclarecedor.

    ResponderExcluir