Thays Tateoka
A Infraero apresentou as primeiras imagens do projeto criado pelo Consórcio ATP-TRAÇO, formado pelas Empresas ATP Engenharia e TRAÇO Arquitetura e Planejamento, para a execução das obras de reforma do Aeroporto Nacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães.
As intervenções, que fazem parte do conjunto de ações da Infraero para a reforma de aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo em 2014, incluem a ampliação e adequação do terminal de passageiros, a ampliação do pátio de aeronaves e a construção de uma nova torre de controle.
O novo layout foi concebido a partir do edifício-garagem, que deverá ter sua capacidade aumentada de 1,3 mil vagas para 3 mil e ser conectado com a área de embarque por passarelas em estrutura metálica, buscando facilitar o acesso dos usuários.
As áreas internas receberão novas instalações como elevadores, escadas rolantes, sanitários e praça de alimentação tanto no pavimento térreo quanto no superior. A área de check-in, que atualmente possui 40 posições e oito pórticos de raios-x, aumentará para 90 posições e 12 esteiras.
As vias de acesso ao embarque e desembarque receberão coberturas transparentes com o intuito de possibilitar o aproveitamento da luz solar e garantir melhor conforto térmico da área de acesso e também ao saguão de entrada do aeroporto. O arquiteto Mario Aloisio Barreto Neto conta que a cobertura em estrutura metálica ainda deve beneficiar a praça de alimentação, que atualmente depende de iluminação artificial durante o dia.
O acesso à sala de embarque e desembarque também vai mudar. Atualmente, o aeroporto conta com quatro estações de acesso à pista de decolagem em uma extensão de 28 m. Com o novo projeto, serão seis estações distribuídas em 120 m. "Essa alteração trará conforto imediato para os usuários, que hoje precisam caminhar todo o entorno do aeroporto para embarcar e desembarcar", comenta o arquiteto.
O pátio de aeronaves, que atualmente tem 27 posições, ganhará dez novas vagas para aviões de médio e grande porte. O projeto executivo está em andamento e deve ser aprovado no próximo dia 20 de julho. As obras estão orçadas em R$ 45,1 milhões.
Mesmo com a indefinição do governo para a execução do metrô, a concessionária aguarda também interligar o transporte com o terminal de modo a otimizar o acesso dos passageiros.
Fonte: PINIweb
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