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terça-feira, 5 de julho de 2011

O centro da maioria

Artigo escrito pelo arquiteto e ex-presidente do IAB-CE, Joaquim Cartaxo, e publicado no jornal O Povo na edição do dia 04 de julho de 2011

Consolidando a tendência de dispersão de atividades das metrópoles brasileiras, o Centro tradicional de Fortaleza transformou-se em lugar que atende interesses e necessidades das camadas populares nas três últimas décadas. Transformação produzida pelo deslocamento de atividades de relevância econômica e as de natureza especializada, estabelecidas no Centro para outras locais da cidade com atributos de centralidade como os shopping centers.

Ocupado pelos pobres, o Centro passa a ser difundido como lugar degradado, em especial porque uma quantidade significativa de suas edificações se encontra em condições de quase-ruína, sem se avaliar que uma das causas disso foi o abandono do Centro pelas camadas de alta renda.

Além de difundir a ideia de degradação do Centro tradicional, essas camadas tentam destrui-lo quando buscam consolidar a ideia de que o mesmo não é mais o centro da cidade e lhe imprimir a imagem de “centro velho” que foi substituído pelo “centro novo”.

Uma manifestação histórica disso está na letra do jingle do primeiro shopping center da cidade de Fortaleza, inaugurado em 6 de novembro de 1974, de uma autoria do compositor cearense Ednardo que diz: “Depois que acabaram com a Coluna da Hora/Depois que derrubaram o Abrigo Central/O Centro da cidade mudou pra outro local/Tem ar pra respirar /Tem muito espaço pra andar/Tem coisas lindas pra olhar/Pois, o Centro agora é o Center Um.

Evidencie-se que o denominado Centro novo não passa de uma parcela do Centro tradicional que se deslocou em direção às camadas de alta renda para atender suas conveniências.

Uma política urbana para o Centro de Fortaleza deve partir do fato dele haver se transformado no lugar onde interesses e demandas socioeconômicos das camadas populares são atendidos. Logo, os objetivos e metas dessa política têm que estar orientados para vencer o desafio de servir bem à maioria da população da cidade.


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