Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Para ONU, conjunto habitacional do CDHU em Cubatão é exemplo de sustentabilidade

Um conjunto habitacional construído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano e Social (CDHU) em Cubatão, São Paulo, foi reconhecido pelas Nações Unidas como um exemplo de sustentabilidade a ser replicado em todo planeta.



O condomínio Rubens Lara foi considerado um exmplo de práticas alternativas pelo programa Iniciativa de Habitação Social Sustentável (Sushi), integrante do Programa da ONU para o meio ambiente.

Com autoria do arquiteto Marcelo Prado, o conjunto faz parte do programa de remoção da população que vive em encostas da Serra do Mar promovido pela Secretaria Estadual de Habitação de São Paulo, que coordena o CDHU.



Entre os itens listados pelo programa da ONU como medidas a serem usados em outros conjuntos habitacionais estão as janelas mais amplas, que promovem iluminação e ventilação natural, aquecimento da água por energia solar e acessbilidade total em portas, janelas e interruptores.

Apesar do custo 10% maior de construção do que nos conjuntos habitacionais convencionais, o Rubens Lara conta com soluções que representam economia tanto para os moradores quanto para o estado, como piso drenante, que recolhe água da chuva para reuso, e medição individualizada do consumo de água.


FONTE: Arcoweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário