Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Telhas dão acabamento e podem revelar o estilo do morador

Qual o melhor tipo? Qual o melhor caimento? Confira dicas para a sua obra de construção ou reforma

Álefe Cintra


Foto: Divulgação

Além da proteção, o telhado também revela o estilo do morador, seja ele convencional ou contemporâneo
Durante a construção de uma casa, um dos pontos importantes que merece bastante atenção é a escolha do telhado. Sua principal função é a proteção. "O principal uso do telhado é a impermeabilização e o isolamento térmico e acústico", conta o arquiteto André Soares, que explica também que o telhado tem função estética. "É o telhado que expressa o estilo da obra nos projetos de arquitetura. É o elemento que "veste" a construção, demonstrado o perfil do cliente".

Além do estilo, o telhado também tem suas questões técnicas. É lá que se localizam alguns equipamentos, como a caixa d’água, placas de aquecedor solar, parte da rede elétrica e antena.

Pensando nisso é que se define o caimento ou inclinação do telhado. "Cada projeto tem uma especificação. Por exemplo, beirais, recortes. É o que dá o estilo à casa", conta o arquiteto.

A cobertura convencional é composta de várias águas. Água é o termo como é conhecida cada face do telhado. O estilo clássico ou neoclássico é o mais utilizado em Ribeirão Preto. O telhado remete-se a várias águas, emoldurando a casa como um todo. Nesta montagem pode-se optar em fazer o uso de calhas.

"Já o estilo contemporâneo é aquele em que as pessoas dizem ser uma casa sem telhado. São casas com estilo mais recente, que utilizam telhas onduladas com proteção térmica e acústica. Essa montagem necessariamente precisa de rufos, calhas e condutores, que facilitam a montagem de caixas de captação de água para reutilização", orienta Soares.

FONTE: Jornal a cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário