Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

segunda-feira, 12 de março de 2012

Arte e arquitetura de mãos dadas

Textos: Francis Leny / De São Paulo Fotos: Francis Leny


No conceito de unir a arte e a arquitetura, a Expo Revestir abriu espaço para seis artistas exporem seus trabalhos de pintura e grafite sobre tapumes laterais das passarelas de acesso do público, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Convidados por Eduardo Srur, eles ocuparam 250 metros do espaço reservado, na entrada da feira.

Cada artista trabalhou 30 metros de tapumes para contextualizar a celebração dos 10 anos de sucesso e realização de uma das maiores referências nos setores de arquitetura e construção. O objetivo da mostra é valorizar a cultura "Street Art" da cidade e proporcionar aos visitantes uma oportunidade única de ver como trabalham os grafiteiros paulistas, já que eles produzirão as obras durante o período expositivo da feira.

Os artistas convidados tem experiência na ocupação rápida de grandes espaços urbanos. São eles: Ozi, Galo, Shock, Zumi, Tché e Guilherme Callegari. Na quarta-feira, Galvani Gonçalves Sarmento Neto, o Galo finalizava a sua obra. “Pintei faixa de cores monocromáticas e nelas, em varias línguas, escrevi mensagens de saudações. Como em todas as minhas obras, desenhei o a figura do peixe. A criação foi inspirada no momento que iniciei o trabalho”, descreve o artista.

“A arte e a arquitetura são mundos que se complementam, se interagem e se inspiram. A Expo Revestir decidiu, no ano em que completa 10 anos, presentear seus visitantes com intervenções artísticas ao vivo, na forma de grafites. As pinturas serão realizadas em tapumes, que foram escolhidos essencialmente por representarem a materialização e a interface mais verdadeira entre o mundo da construção e as pessoas”, afirma Lauro Andrade Filho, diretor da Expo Revestir e do Fórum Internacional de Arquitetura e Construção.

Saiba mais sobre Srur

Srur é conhecido por suas intervenções urbanas. O artista espalhou garrafas PET monumentais nas margens do rio Tietê, vestiu o monumento do Borba Gato com colete salva-vidas, instalou dezenas de caiaques tripulados por manequins no poluído rio Pinheiros, atacou as vacas da Cow Parade com seu "Touro Bandido" e, no ano passado, ocupou o Congresso Nacional com centenas de boias salva-vidas. Segundo ele, o papel desta exposição é "transformar os espaços de passagem do público da feira em áreas de produção artística durante os dias do evento. Trata-se de uma forma de revestimento, os artistas revestem os muros da cidade com tintas, spray e criatividade. Na Expo Revestir irão enriquecer o conteúdo do evento que acontecerá dentro do pavilhão".

Fonte: A Tribuna Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário