Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

terça-feira, 24 de março de 2015

José Armênio defende a necessidade de trazer o projeto à pauta urbana




Os arquitetos precisam exercitar a capacidade de pautar projetos. A observação é do arquiteto e presidente do IAB-SP, José Armênio de Brito Cruz, e será defendida no painel “Arquitetura e Projeto – Todos os Mundos. Arquitetura 21”, que acontece, no dia 28 de março, às 18h, no auditório do bloco do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP), em João Pessoa. O evento antecede a reunião da Direção Nacional do IAB e é aberto ao público. Pedro da Luz Moreira (presidente do IAB-RJ) e Tiago Holzmann da Silva (presidente do IAB-RS) também participam do debate.

Confira a matéria com as impressões de Pedro da Luz sobre o tema

O acanhamento dos profissionais em defesa do projeto é evidente nas intervenções territoriais registradas no módulo “Espetáculo do Crescimento”, produzido para a 11ª Bienal de São Paulo, que José Armênio pretende levar para discutir em João Pessoa. “O trabalho questiona a presença do projeto nas ações territoriais feitas a partir do espetáculo do crescimento difundido pelo ex-presidente Lula. O módulo, composto por fotografias e vídeos, registra ações absolutamente questionáveis, com conflitos socais e ambientais”, afirma.

Para o presidente do IAB-SP, há uma contradição entre a capacidade dos arquitetos pautarem o projeto como um conhecimento que precisa ser valorizado e a incapacidade da administração pública de utilizar essa capacidade. Ele acredita que a sociedade brasileira está viciada, e a solução de longo prazo, que é fruto de projeto, não é assumida nunca.

"Essa é uma questão cultural que precisamos enfrentar. Com os instrumentos que temos à disposição, estamos capacitados para levantar demandas, via participação democrática, e identificar conflitos. Infelizmente, a solução, que é o projeto, não vem para a pauta. O papel de reverter esse quadro é do arquiteto”, defende José Armênio.

Amanhã, será publicada a opinião do presidente do IAB-RS Tiago Holzmann.


Serviço
Arquitetura e Projeto – Todos os Mundos. Um só mundo. Arquitetura 21
Quando: 28 de março
Horário: 18h
Local: auditório do bloco do curso de Arquitetura e Urbanismo (bloco F) do IESP Faculdades
Mais informações: (83) 3222 1975           

Fonte:http://iab.org.br/noticias         

Nenhum comentário:

Postar um comentário