Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

terça-feira, 24 de março de 2015

Mais projeto, menos espetacularização, defende Pedro da Luz ao falar sobre os desafios da arquitetura atual




"Todos os Mundos. Um só mundo. Arquitetura 21". O tema do Congresso UIA2020Rio terá uma primeira rodada de debates durante a reunião da Direção Nacional do IAB, que acontece no fim desta semana, em João Pessoa. As discussões começam no sábado, 28, às 18h, quando uma mesa redonda reúne os arquitetos Pedro da Luz (presidente do IAB-RJ), José Armênio de Brito Cruz (presidente do IAB-SP) e Tiago Holzmann da Silva (presidente do IAB-RS).

Confira a opinião de José Armênio de Brito Cruz

Para Pedro da Luz, os desafios da arquitetura hoje passam por questões como a espetacularização das obras - uma tendência mundial - e, por uma certa falta de clareza na relação do arquiteto com a sociedade e de transparência em obras tocadas pelo poder público, com o projeto sendo relegado a segundo plano - no caso nacional.

"Há uma parcela da sociedade que prefere o imobilismo. Tem mudança? Sou contra. Para o arquiteto, interessa o debate. O exercício do projeto é justamente o de levantar hipóteses, discuti-las e definir o que é desejável, possível, viável. O projeto tem uma dimensão estratégica e por isso é tão importante. É ele que traz transparência a esse processo, que gera o debate", defende Pedro.

Essa discussão, que gera a oportunidade a toda a população de se manifestar e expor sua opinião sobre o que é melhor para o seu bairro, a sua cidade, também não costuma existir quando entra em jogo a construção de grandes monumentos.

"A arquitetura sempre teve a ética de manter uma proporção entre custo e benefício. Por que gastar tanto numa única obra? Os prédios podem até ser bem resolvidos, mas qual o sentido de tamanha ostentação?", reflete citando como exemplo o novo prédio da Fundação Louis Vuitton, em Paris, projetado por Frank Gehry. "O Mies Van Der Rohe já dizia "menos é mais". Então, acredito que um certo retorno à simplicidade é importante", conclui.

Nos próximos dias, vamos publicar ainda as opiniões de José Armênio de Brito Cruz e Tiago Holzmann da Silva.

Serviço
Arquitetura e Projeto – Todos os Mundos. Um só mundo. Arquitetura 21
Quando: 28 de março
Horário: 18h
Local: auditório do bloco do curso de Arquitetura e Urbanismo (bloco F) do IESP Faculdades
Mais informações: (83) 3222 1975         

Fonte:http://iab.org.br/noticias           

Nenhum comentário:

Postar um comentário