Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Começam hoje obras para ordenar binários do Montese


O bairro Montese terá, a partir de hoje, o início das intervenções para requalificar e ordenar o trânsito na área. A iniciativa faz parte do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), projeto da Prefeitura de Fortaleza que busca aprimorar a mobilidade urbana. Ao fim da implantação, prevista para o mês de junho, as vias principais terão faixas exclusivas para ônibus, ciclofaixas e alterações de circulação e semafórica.
Uma das principais metas que a estratégia pretende alcançar é a otimização dos estacionamentos irregulares e a redução dos conflitos veiculares. As primeiras vias a receberem os trabalhos serão as secundárias ao binário formado pelas Avenidas Alberto Magno e Gomes de Matos. A princípio, será renovada a sinalização nas ruas André Chaves, Prof. Costa Mendes e Bela Flor, além da alteração de sentido nas ruas Ana Neri, Delmiro de Farias, Samuel Uchôa e Afrodísio Gondim.
A Rua Ana Néri receberá sentido único Leste/Oeste, no trecho entre as ruas Edite Braga e Grijalva Costa. Além disso, a Rua Afrodísio Gondim terá sentido Leste/Oeste, indo da R. Alberto Magno até a Rua Euzébio de Queiroz.
Serviços
Com o término dos serviços, a intervenção continuará contemplando as demais vias secundárias até chegar à Rua Elvira Pinho. O trânsito no local será monitorado por agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), à medida que as etapas forem executadas.
As intervenções passarão ainda por outras etapas, que abrangerão a implantação de das faixas exclusivas de ônibus na Gomes de Matos, entre as ruas Barão de Sobral e Pré-Nove.
Os dois corredores principais do bairro também terão ciclofaixas, entre a Rua Romeu Martins e a Avenida Borges de Melo. Na terceira e última etapa dos trabalhos haverá alteração de circulação e semafórica nas vias Romeu Martins e Coronel Alexandrino, conforme projeto.
Configuração
Cerca de 45 mil veículos trafegam diariamente nas duas vias mais movimentadas do bairro Montese, sendo 24 mil na Avenida Gomes de Matos e 21 mil na rua Alberto Magno. Com extensão de 2,1 km, a avenida Gomes de Matos teve, entre 2010 e 2012, um total de 337 acidentes de trânsito, ou seja, foi registrado um a cada três dias.
Além disso, conforme os dados apresentados pela Prefeitura de Fortaleza, 11 linhas de ônibus passam pela via, chegando a um total de 63 coletivos nos horários de pico, que beneficiam 66.429 passageiros diariamente, mas que, contudo, chega a atingir apenas 9km/h em alguns pontos. A via é também trajeto ainda para cerca de 100 ciclistas a cada hora.
Já a Rua Alberto Magno chegou à marca de 413 acidentes no mesmo período, representando duas colisões a cada cinco dias. As 13 linhas de ônibus que passam no logradouro chegam a colocar 64 veículos nos horários de pico, transportando, ao todo, 71.352 passageiros a uma velocidade média que atinge os 5km/h. A cada hora, cerca de 60 ciclistas passam pelo local, de acordo com dados da Prefeitura de Fortaleza.
 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário