Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

terça-feira, 2 de junho de 2015

Fortaleza deve se tornar cidade inteligente

Fortaleza foi convidada a participar da Organização Mundial de Governos Eletrônicos (The World e­Governments Organization of Cities and Local Governments ­ WeGO), um órgão de cooperação internacional para cidades e governos locais que busca o desenvolvimento sustentável de cidades inteligentes com base em tecnologia da informação e comunicação. A entrada da Capital cearense na organização, formada atualmente por cerca de 100 cidades, é um passo importante para atrair investidores mundiais com a finalidade de executar projetos­piloto inteligentes nas mais variadas áreas, como saúde, mobilidade urbana e educação, dentre outras. É o que aposta o conselheiro internacional da WeGO, Renato de Castro.
Conselho
Atuando intensamente no segmento de cidades inteligentes e na atração de investimentos nos últimos três anos, Renato foi um dos selecionados, na semana passada, para integrar o conselho da organização. "Eles escolheram somente três pessoas no mundo, sendo que as outras duas ficaram no time atual de conselheiros em Seul, na sede do órgão. Sou o primeiro latino­americano a ser escolhido", afirma. O especialista está em Fortaleza desde ontem e participa, na tarde de hoje, de reunião com o prefeito Roberto Cláudio. Sua primeira missão como conselheiro será selecionar cidades para a WeGO e estar à frente do processo de consultoria para o "e­government" das metrópoles. "Já passei pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Sete Lagoas e Itajaí, mas decidi escolher primeiramente Fortaleza. Isso porque o prefeito Roberto Cláudio está propondo uma discussão para tornar a cidade inteligente. Esse, sem dúvida, é o primeiro passo para colocá­la nesse mundo global", acrescenta. No Brasil, as cidades de São Paulo e Porto Alegre já fazem parte da organização. Governo eletrônico De acordo com Renato, o governo eletrônico é um dos aspectos das cidades inteligentes, caracterizadas também por projetos ligados ao meio ambiente, estilo de vida, mobilidade urbana, pessoas e economia. No mundo, formam o ranking dos primeiros cinco centro urbanos inteligentes: Barcelona, Nova Iorque, Londres, Nice e Singapura. Na América Latina, aparecem Santiago, Cidade do México, Bogotá, Buenos Aires e Rio de Janeiro. O conselheiro destaca que, mesmo diante da situação econômica no Brasil, existem diversas empresas globais querendo investir em território nacional, com foco em projetos inteligentes. 


Entre elas, ele cita a IBM, Hitachi, Panasonic e Apple. "A gente sabe que ainda existem uma série de problemas básicos no País, mas a hora de começar a atrair investimentos é agora, à medida que vamos resolvendo nossos problemas. A cooperação de empresas de fora pode fazer o Brasil crescer de forma mais rápida", fala, dizendo que países emergentes, como índia e Rússia, já investem em cidades inteligentes. Além de se reunir com o prefeito Roberto Cláudio, Renato de Castro também teve compromissos na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza na Associação dos Lojistas da Monsenhor Tabosa (Almont). 

Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário