Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

terça-feira, 2 de junho de 2015

IAB-CE QUER TOMBAMENTO DA PRAÇA PORTUGAL

A Secretaria da Cultura do Estado (Secult) do Ceará e o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (Coepa) discutem a possível abertura do processo de tombamento da Praça Portugal, em Fortaleza, em nível estadual. A questão vai ser tratada pelos dois órgãos em reunião no dia 17 de junho.

O tombamento da praça não é um ponto pacífico no estado. A Coordenadoria de Patrimônio Histórico Cultural (Copahc) é contra o tombamento e apresentou um parecer técnico para justificar a posição. Já o IAB-CE defende o tombamento do equipamento público e recolheu mais de três mil assinaturas junto aos movimentos populares pedindo o tombamento da praça em seu desenho circular.

Em meio ao debate, a Prefeitura de Fortaleza anunciou, no ano passado, projeto para criar um cruzamento no local onde está a praça. A obra, segundo anunciado à época, seria necessária para garantir o fluxo no Binário das avenidas Dom Luís e Santos Dumont.

O IAB-CE não aceita as modificações da prefeitura na praça e defende que o desenho circular é um símbolo incontestável. De acordo com a entidade de arquitetos do Ceará, a implantação da proposta da administração municipal vai fragmentar um espaço que antes cumpria um papel integrador na paisagem urbana e vai descaracterizar um dos poucos redutos bucólicos da cidade.

“Por mais que se teorize, justifique, historie e se qualifique esse debate, a necessidade da preservação da Praça Portugal reúne em seu bojo uma questão ainda mais contundente: o desejo da população fortalezense pelo respeito à sua história”, diz texto assinado pela diretoria do IAB-CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário