Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Odilo Almeida apresenta Tabelas de Honorários em Lisboa

O Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE), Odilo Almeida Filho, apresenta nesta segunda-feira, 15, em Lisboa, as Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, projeto de iniciativa do IAB, que foi coordenado nacionalmente por Odilo Almeida entre 2009 e 2014. A apresentação acontecerá a convite de João Santa Rita, presidente da Ordem dos Arquitectos (OA) de Portugal.
“O evento faz parte do convênio de cooperação firmado entre o CAU/BR e a OA para intercâmbio de experiências institucionais, organizativas e tecnológicas. Os arquitetos portugueses desejam conhecer melhor as Tabelas brasileiras visando a sua adaptação à legislação européia”, explica Odilo.
Arquitetos dirigentes do Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa- CIALP conheceram as Tabelas de Honorários brasileiras durante o seu lançamento oficial em abril/2014, por ocasião do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, realizado em Fortaleza. Desde então, dirigentes de diversos países revelaram interesse em adotar a metodologia de cálculo em suas respectivas regiões.
“O cálculo do valor de projetos e serviços de arquitetura e urbanismo é uma dificuldade presente no dia a dia de arquitetos do mundo inteiro e a metodologia brasileira, consegue equacionar diversas variáveis tais como: grau de dificuldade dos projetos, porte dos projetos, economia de escala, parcelamento de honorárias por etapas, produtos finais (ou escopo) por etapa, custos diretos e indiretos, dentre outros. A elaboração dos cálculos é facilitada pelo uso do software disponível no sítio do CAU/BR na internet que pode ser utilizado por arquitetos, contratantes e pela sociedade em geral”, destaca o Presidente do CAU/CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário