Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Estádio Castelão ganha a leveza do aço

Especialista em estruturas explica como foi concebida a cobertura da arena de Fortaleza para a Copa


Pórticos treliçados de aço "vestem" a estrutura de concreto (crédito: Vigliecca Arquitetos)



Arquitetura é definida pela forma e função, resume o engenheiro Flávio D'Alambert, especialista em estruturas e autor da concepção estrutural do estádio Castelão, sede da Copa de 2014 em Fortaleza, e também do Engenhão, no Rio de Janeiro, e das novas arenas de Cuiabá, Boa Vista e Aracaju. No final de julho, o engenheiro recebeu a reportagem do Portal 2014 em sua empresa, a Projeto Alpha, no bairro de Alphaville, a alguns quilômetros de São Paulo. Na conversa, D'Alambert explicou em detalhes como funciona a cobertura da futura arena de Fortaleza.

Como foi concebida a estrutura do Castelão?

Criamos, junto com a equipe do Vigliecca Arquitetos, uma cobertura e fachada para "vestir" a antiga estrutura de concreto. São 60 pórticos de aço distribuídos em torno do círculo original, que sustentam a cobertura e também servem para travar a estrutura de concreto para reduzir as vibrações.

A cobertura é independente da estrutura de concreto?

Sim, mas conectada a ela, para apoio e redução das vibrações, como expliquei. As cargas da cobertura são distribuídas entre o apoio do solo e a estrutura de concreto. No solo, as cargas são recebidas por sistemas de fixação de rótulas, para compensar as movimentações da estrutura.

O novo projeto não alterou a antiga estrutura?
A estrutura de concreto estava em condições muito boas. A única dificuldade foi ajustar as tolerâncias do aço - que são milimétricas - às irregularidades do concreto. Para isso, serão usadas peças metálicas de ajuste.

Qual o maior desafio do projeto?
A maior dificuldade foi conseguir um equilíbrio entre os esforços nos vários pórticos. Como Fortaleza é constantemente varrida por ventos, algumas partes da cobertura serão pressionadas, enquanto outras sofrerão forças de arrancamento. A cobertura foi dimensionada para suportar ventos de até 110 km por hora, que, pela norma brasileira, pode ocorrer uma vez a cada 50 anos.


Cobertura: balanço de 60 metros, suportado por tirantes metálicos (crédito: Vigliecca Arquitetos)


Como será feita a cobertura?

Serão pórticos metálicos pré-fabricados, produzidos com tubos de aço, e tesouras treliçadas feitas com o mesmo material. Telhas metálicas do tipo sanduíche (duas faces de metal e enchimento de espuma isolante) completam a cobertura.

Qual o tamanho desses componentes?

Os pórticos têm 27 metros de altura. Eles apoiarão as treliças, que terão 2,20 metros de altura e 57 metros de comprimento. Essa cobertura ficará com cerca de 60 metros em balanço, ou seja, sem pilares de apoio, apenas suportada por tirantes metálicos.

É possível prever a durabilidade dessa estrutura?

Os componentes metálicos foram projetados em aço carbono, com pintura do tipo epóxi e poliuretano, segundo a especificação C5 marítimo ISO, resistente à atmosfera marítima. Se o operador do estádio fizer as manutenções preventivas a cada cinco anos, a durabilidade será praticamente ilimitada.


Fonte: Portal 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário